PUBLICIDADE

China, gigante asiático

Uma das maiores potências mundiais, a China tem história milenar, tradições que se mantêm vivas, prédios modernos e uma diversidade geográfica impressionante

por Latitudes

China, gigante asiático - Turismo por Latitudes - Jornal aQuadra

Há uma diferença entre a China que se imagina por meio dos relatos de viagem e a China real que se vivencia in loco. Estar de corpo e alma no “gigante asiático” nos transporta a uma atmosfera envolvente, que nos impacta ora com seu status de potência high-tech global, ora com a permanência de culturas tradicionais, profundas e ancestrais.

Espalhados por diversas cidades e províncias de seu extenso território, 59 Patrimônios Mundiais da Unesco contam histórias de centenas ou até de milhares de anos, como a Cidade Proibida, a Grande Muralha e o Palácio de Verão. Estes, aliás, dividem espaço com a vida acelerada e moderna da capital Pequim.

Em Xi’an, os intrigantes e lendários Guerreiros de Terracota seguem incólumes e próximos a vibrantes cenas urbanas, como o culturalmente diverso bairro muçulmano, enquanto em Xangai a aura cosmopolita se evidencia em arranha-céus gigantes, arrojados e coloridos, contrastando com tradicionais jardins e templos.

Mas é em cidades como Dali, Shaxi, Lijiang e Shangri-La, localizadas na província de Yunnan, que se encontram cenários montanhosos únicos e uma valiosa vivência com algumas das diversas minorias étnicas do país, como os Bai, Naxi e Yi. Lugares que pulsam ancestralidade.

Quando um país é revelado a nós através das lentes e percepções de um especialista, tudo se torna mais fluido e profundo. É a partir dessa condução que o viajante consegue se conectar e entender os caminhos que moldaram a China de hoje, seus percalços, avanços e contribuições para a humanidade, mas, sem sombra de dúvidas, uma protagonista do século 21.

China, gigante asiático - Turismo por Latitudes - Jornal aQuadra
foto de Silvana Pintaudi

A China me encantou! Extensa em território, ela é agitadíssima e moderna nos grandes centros (onde guarda alguns tesouros). Porém, o interior do país, vasto, é emocionante pela beleza da paisagem, onde montanhas altíssimas em certas horas são envolvidas pela névoa; ou então, de repente, você está à beira de um rio caudaloso que se estreita e reproduz o rugido de uma fera. Além disso, os parques são lindos, bem-cuidados, não se vê papelzinho nenhum no chão e é onde os habitantes fazem seus exercícios, passeiam e respiram um ar puro. Por sua vez, a religiosidade aflora nas alturas de Shangri-La. É muito bonita a China em movimento!
Silvana Pintaudi, cliente Latitudes

China, gigante asiático - Turismo por Latitudes - Jornal aQuadra
Paulina e Fátima Borges

A China foi uma grande surpresa. Belíssima e apaixonante. Rica em cultura, beleza natural, acolhimento e gentileza. Certamente voltaremos. E em breve.
Fátima Borges, cliente Latitudes

China, gigante asiático - Turismo por Latitudes - Jornal aQuadra
Christina Barcha e Rogério Vicente

O que mais nos impactou foi o cuidadoso planejamento do roteiro e o adequado e prestativo acompanhamento dos especialistas e dos guias locais. Isso possibilitou conhecer grandes metrópoles e seus aspectos tecnológicos (Pequim e Xangai), assim como cidades históricas tradicionais, com diversas etnias e culturas milenares (Xi’an, Shangri-La, Dali, Lijiang).”
Christina Barcha, cliente Latitudes

Latitudes Viagens de Conhecimento
Av. Pedroso de Morais, 1.553, cj. 63, Pinheiros
latitudes.com.br | @latitudes_viagens
latitudes@latitudes.com.br

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Maritza Caneca - JornalaQuadra

Maritza Caneca – Perspectivas do olhar

Artista visual radicada em Miami, a carioca Maritza Caneca, autora da seção Q desta edição, começou a trabalhar com fotografia em produções cinematográficas nos anos 1980. Após 30 anos no set de filmagens, sentiu necessidade de se expressar sob seu próprio olhar.

continuar lendo...

Um novo tempo

Trago para você a previsão do tempo: ele está passando! E o mais importante, como está sua relação com ele? Este final de ano é um ótimo momento para refletir.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.