
Legado italiano em São Paulo
Descubra o legado italiano em São Paulo por meio de 12 locais que refletem a influência da imigração italiana na cidade. História viva e arquitetura única!
San Sebastián é uma das cidades mais elegantes e prósperas da Espanha. Localizada na região do País Basco, reúne praias espetaculares, rica herança cultural e excelente qualidade de vida.
Se há uma palavra perfeita para definir San Sebastián, essa palavra é “completa”. Capital da província de Guipúscoa, ela tem toda a infraestrutura necessária para uma vida com qualidade, sem os problemas das grandes cidades – ainda.
Menos de 200 mil habitantes, três praias urbanas de areia branca (uma delas ótima para quem gosta de surfe), festival de cinema, festival de jazz, vários museus, um polo tecnológico, semana de moda… e, como se não bastasse, a cena gastronômica mais pulsante da Espanha, com uma fusão perfeita entre tradição e vanguarda.
Donostia – como é chamada na língua basca, ou, para os locais, “Donosti” – tradicionalmente foi o destino de verão da nobreza espanhola e é hoje a cidade mais cara da Espanha, impulsionando um turismo de alto nível, que vai muito além das mais de 20 estrelas Michelin conquistadas pelos restaurantes da região.
Mas se engana quem pensa que vai encontrar por aqui o conceito habitual de luxo. O basco, por circunstâncias políticas e históricas, é um povo discreto. Não ostenta grandes marcas nem se impressiona com elas, mas sabe muito bem reconhecer o que de fato tem valor. Muito além de consumir, ele entende de qualidade e de autenticidade.
E é exatamente isso que torna a experiência de visitar esse lugar tão especial: um saber viver que nos faz refletir… e sempre querer voltar!
É impossível vir a San Sebastián e não se apaixonar pela genialidade dos escultores bascos, em especial por Eduardo Chillida, autor do Peine del Viento, cartão-postal da cidade. Visitar seu museu é programa obrigatório.
Jauregi Bailara, 66, Hernani
@chillidaleku
Aberta em 2024 pela ex-advogada paulistana Mírian Badaró, a galeria reúne arquitetura tradicional basca, design modernista brasileiro e arte contemporânea internacional, tudo em harmonia com a paisagem impressionante de Igeldo.
Camino de Marabieta, 26, Igeldo
@sorgingallery
Bar com as vistas mais arrebatadoras do mar Cantábrico, dentro do hotel Akelarre. Arquitetura surpreendente e atmosfera incrível, especialmente ao pôr do sol.
Paseo Padre Orkolaga, 56, Igeldo
@espaziooteiza
Clássico da cidade, com comida excelente, atendimento impecável e uma impressionante adega com mais de mil rótulos – considerada uma das melhores do mundo.
Paseo de Igeldo, 57
@rekondorestaurante
Joalheria contemporânea com peças desenvolvidas por arquitetos com olhar sensível. Coleções feitas para o Guggenheim Bilbao e o Thyssen-Bornemisza de Madri.
Calle San Martin, 54
@charo_casteres
Tasca recém-inaugurada pelos premiados chefs Javier Rivero e Gorka Rico, com pintxos muito bem elaborados.
Calle Fernín Calbetón, 17
@bertakoteka
Concept store com curadoria impecável, reunindo moda nacional e internacional.
Calle Hernani, 10
@manilasansebastian
Bar de pintxos tradicionalíssimo, fundado em 1950. Autêntico e delicioso – peça as “gambas de gabardina”.
Calle Mayor, 6
@paco_bueno_bar
Na vizinha Getaria, celebra a genialidade do mestre da alta-costura.
Aldamar Parkea, 6
@cristobalbalenciagamuseoa

Descubra o legado italiano em São Paulo por meio de 12 locais que refletem a influência da imigração italiana na cidade. História viva e arquitetura única!

Como a presença, a curadoria e a alma dos bairros moldam o novo morar em São Paulo.

Italiana naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi foi uma das mais importantes arquitetas da nossa história. Famosa pelos projetos do Masp e do Sesc Pompeia, Lina fez muito mais, como revela nesta breve conversa .
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.