
Obra do destino – Arquitetura – Brunno Meirelles
O arquiteto Brunno Meirelles teve a felicidade de reformar uma casa de Jorge Zalszupin, um dos ícones do modernismo brasileiro. E também de morar nela.
O Japão em São Paulo é o fio condutor da edição. E começa na capa, ilustrada pela designer italiana Francesca Gastone, que retrata duas culturas unidas pelo intercâmbio cultural e pelo respeito.
Na minha infância, o país despertou curiosidade quando meu pai foi convidado a trabalhar no Japão, e a família – descendentes de italianos – começou a aprender o idioma e a desvendar um mundo novo. A mudança não aconteceu, mas desde aquela época cultivo imenso fascínio pelo país.
Em busca de dicas, nos deparamos com muitas novidades. A Expo Osaka, que acontecerá na cidade-irmã de São Paulo, em 2025, terá um pavilhão brasileiro maravilhoso do arquiteto Marcio Kogan, que apresenta um olhar novo sobre a Amazônia.
À medida que a edição se desenvolvia, ficava evidente a necessidade de aumentar o número de páginas para revelar tanto conteúdo incrível e pessoas maravilhosas. Elas podem ser conferidas na seção Caminhada, nas dicas de lugares e de restaurantes secretos, frequentados sobretudo por japoneses.
Mais que uma tendência de decoração, wabi-sabi é uma filosofia de vida presente no projeto de Alan Chu, em Arquitetura. A influência oriental na moda, na visão de Barbara Katz Migliori. A riqueza das artes milenares, vivas ainda hoje. E o Japão em São Paulo na visão do cônsul Ryosuke Kuwana.
Que essa experiência seja uma bela viagem!
Helena Montanarini – Publisher
@hmontanarini
BARBARA KATZ MIGLIORI
Arquiteta de formação e editora de moda por vocação apaixonada, trabalhou 15 anos na revista Vogue, de onde saiu como diretora de moda, em plena pandemia, para dar um rumo 100% digital à sua carreira.
VALDERSON DE SOUZA
É consultor astrológico e pesquisador das Ciências Tradicionais. Colaborou com diversos programas de rádio e TV, e participa de aQuadra desde sua fundação. É praticante da Cerimônia do Chá e do Caminho da Flor.
MARCEL ODA
Arquiteto e designer de interiores, é monge budista ordenado pela Jodo Shinshu Hongwanji-ha em Kyoto, Japão. Praticante de Cerimônia do Chá, professor de Shodo, caligrafia japonesa pela Associação Shosai Shoken de Tóquio.
FRANCESCA GASTONE
Arquiteta e ilustradora com base em Milão, já morou em São Paulo e Hong Kong. É especializada em ilustração editorial para revistas e livros, com especial vocação pelos humanos e sua maneira de habitar o mundo.

O arquiteto Brunno Meirelles teve a felicidade de reformar uma casa de Jorge Zalszupin, um dos ícones do modernismo brasileiro. E também de morar nela.

Retomei os negativos em vidro de fotografias estereoscópicas dos meus irmãos, feitas por meu pai entre 1929 e 1944, e fiz uma releitura dessas imagens

O chamado Fim do Mundo fica no extremo sul do Chile, mais especificamente na Terra do Fogo, na Patagônia chilena, onde a potência da natureza impressiona.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.