
Dribles do destino
A história da italiana Nádia Pizzo e do brasileiro Lalo de Almeida é quase um conto de fadas – quase porque ele não chegou em um cavalo branco, foi ela que desembarcou na porta da casa dele!
Ninguém entende mais de mercado de luxo que Carlos Ferreirinha. Ex-CEO da Louis Vuitton no Brasil, em 2001 ele fundou a MCF Consultoria, que movimenta boa parte da atividade de luxo no país, em todos os segmentos. Reconhecido entre os principais pensadores e estrategistas sobre negócios e gestão do luxo em diversas regiões do mundo, com destaque para América Latina, Portugal e África, ele falou com aQuadra, entre uma viagem e outra.
O que é luxo hoje?
Minhas reflexões são sempre focadas na inteligência da gestão. Nessa perspectiva, luxo continua sendo o patamar máximo do extraordinário, o estado da excelência. Marcas que, por meio de seus produtos e serviços, alcançam um patamar de excepcionalidade. É importante notar que as mudanças acontecem principalmente com os hábitos de consumo, que se mantêm em constante evolução. Dito isso, cresce nos últimos anos o consumo experiencial e não apenas o consumo da posse. Com isso, atividades como turismo, hospitalidade e gastronomia vêm mantendo ritmo forte de crescimento, fazendo com que as principais marcas de luxo tradicionais invistam nessa direção.
O consumo consciente, que valoriza a responsabilidade social e ambiental, é uma realidade que vai transformar as empresas?
Sem dúvida alguma. Mas não é uma realidade da atividade do luxo, é uma realidade do mercado em geral. E quem acelera esse movimento não é o consumidor, com seus hábitos, mas, sim, o mercado de capitais, ao valorizar as ações das empresas responsáveis.
CRESCE NOS ÚLTIMOS ANOS O CONSUMO EXPERIENCIAL E NÃO APENAS O CONSUMO DA POSSE
De que forma a inteligência artificial vai interferir na nossa vida?
Em todos os aspectos. O jogo não é a interferência. Sempre lidamos com essas mudanças: os computadores de grande porte se tornaram notebooks, existiam empresas que revelavam filmes de máquinas fotográficas até os celulares dominarem. O jogo principal da inteligência artificial é a velocidade, o ritmo acelerado jamais visto. Trata-se de uma revolução de dados, de inteligência por meio desses dados, e isso é sensacional. Quando bem utilizada, como em tudo na vida, é uma ferramenta poderosa de qualificação, inovação, transformação.
Como se explica que, por um lado, tecnologias como a IA provoquem mudanças profundas e, por outro, o artesanal, feito à mão, ganhe valor?
Usarei Isaac Newton para essa reflexão: “Toda ação provoca uma reação na mesma intensidade e proporção”. Em uma era hiperconectada, acelerada digitalmente e com a transformação da inteligência artificial, tudo o que remete ao genuinamente “feito para você”, personalizado, customizado, também ganhará mais espaço. É o artesanal como exercício lúdico da personalização, do feito à mão, remetendo a humanização, sentimento, emoção.
Seu tema de inspiração para 2025 é “interajo, logo existo”. O que quer dizer?
Uma resposta ao paradoxo do que temos vivido. Nunca tivemos tanta informação disponível e temos, de certa forma, lido menos. Vivemos tão intensamente em conexões digitais que estamos desaprendendo a lidar com pessoas, e a tecnologia também tem nos afastado do “humano”. “Interajo, logo existo” é um convite para olharmos e valorizarmos o outro. É importante reconhecer que, sem o outro, não iremos conseguir. Nossa essência humana necessita da emoção do outro agindo em nós.
A história da italiana Nádia Pizzo e do brasileiro Lalo de Almeida é quase um conto de fadas – quase porque ele não chegou em um cavalo branco, foi ela que desembarcou na porta da casa dele!
Alguns podem ainda ter a ideia de que o Marketing Digital tem um alcance limitado, que é para poucos. Acontece que hoje o mercado que ela atinge é monstruoso ! Estamos cada vez mais conectados. Se estamos acordados, estamos conectados.
Política serve para fazer a vida de todos ficar melhor”, ensina o também professor Christian Lohbauer, 50 anos. Segundo ele, infelizmente, o brasileiro participa pouco da política partidária
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.