
Editorial Jornal aQuadra Edição #37
São Paulo, aos 470 anos, é uma metrópole controversa, amada e criticada. Seu crescimento deve ser consciente, valorizando história e inovação para melhorar a qualidade de vida.
Em 2016, 16 anos mais tarde, corri a maratona de Nova York, uma prova de corrida de mais de 42 km. Já em 2019, participei do Ironman 70.3, no Rio de Janeiro, uma prova de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Tudo isso sendo vegano. Isso mesmo, sem consumir nada de origem animal.
Eu morei quase 7 anos no interior da Índia, onde fui o primeiro brasileiro a se formar em Medicina Ayurveda. Mas “e as proteínas?”, me perguntavam. A verdade é que as proteínas são moléculas que existem em praticamente todos os alimentos, incluindo as plantas.
A vaca e o boi comem única e exclusivamente vegetais. É assim que se constrói a carne dos seus corpos. O mesmo vale para o cálcio e tantos outros nutrientes que acreditamos só existir em produtos de origem animal.
Ou seja, existe um grande mito em torno de que o veganismo não fornece os nutrientes suficientes para alimentar um ser humano. E eu pude ver na prática que isso não é verdadeiro.
Por isso, quero convidar você a experimentar o vegetarianismo estrito também. Você não precisa mudar sua vida radicalmente de um dia para o outro. Faça o teste durante uma semana e perceba como você se sente. Mude devagar e com carinho. Se depois disso o veganismo fizer sentido para você, ótimo. É só continuar.
E se quiser saber mais sobre alimentação saudável e estilo de vida, convido você a conhecer o Vida Veda (@vidaveda_), perfil onde compartilho o conhecimento do Ayurveda com conteúdo que ajuda milhares de pessoas a ter uma vida mais saudável adotando os preceitos dessa ciência milenar.
Lembre-se: saúde é liberdade.

São Paulo, aos 470 anos, é uma metrópole controversa, amada e criticada. Seu crescimento deve ser consciente, valorizando história e inovação para melhorar a qualidade de vida.

Receitas portuguesas de família vieram parar no Brasil, a bordo da bikefood Lisboeta.

Tarde de terça-feira de carnaval. Estou sozinho aqui no Studio e começo a escrever este texto para o jornal aQuadra. Devo escrever algo sobre São Paulo em 2030.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.