
A Busca pela felicidade
Há uma questão que permeia os pensamentos de todos os seres humanos
deste planeta: a busca pela felicidade
Pois bem, há algumas décadas questionamos se a arquitetura era realmente arte, e hoje ela parece ser tão sólida quanto as letras de uma canção. O que não mudou ainda é o desejo e a expectativa das pessoas de que ela perdure.
Por secretamente acreditarmos na nossa própria existência ilimitada, estendemos para o nosso entorno essa noção de estabilidade, mas a cidade tem sua própria ampulheta. A demolição de uma simples livraria – não tão simples, a premiada Livraria da Vila nos Jardins, do arquiteto Isay Weinfeld – pautou protestos de uma turma antiverticalização, do bairro vizinho, Pinheiros.
Nem o empreendimento que substituiu a livraria, nem a nova livraria na mesma rua possuem o empenho intelectual da construção anterior. Há uma década, os moradores da Vila Madalena protestavam contra prédios baixos – e bem desenhados – da Idea Zarvos entre as casas do bairro; pouco depois o plano diretor virou o disco e surgiram prédios sem estética e com andares demais para se contar. Na esfera pública, as leis são feitas, desfeitas e refeitas.
Ao final, é como se tudo tivesse a chance de existir num frame temporal. É preciso olhar com a devida distância a linha do tempo das coisas construídas – com uma lente espartana e outra condescendente – para se ter certeza que o mais sábio a se fazer é aproveitar o que existe de melhor diante de nós no presente.
Felipe SS Rodrigues – Arquiteto

Há uma questão que permeia os pensamentos de todos os seres humanos
deste planeta: a busca pela felicidade

Enquanto rasgava o papel de seda amarelado e seco que envolvia cuidadosamente seu livro Sertões, luz e trevas, na edição alemã, que recebi, pensava nas marcas

De acordo com previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população brasileira vai envelhecer de forma constante e acelerada nos próximos anos: em 2100 vai chegar a 60 milhões de idosos, superior a 40% de todos os brasileiros.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.