
Hotel San Domenico Palace
Visitei o lendário hotel San Domenico Palace, um convento do século 14, em Taormina, na Sicília, durante uma viagem que fiz com meus avós na minha infância, e já era um ícone na costa italiana.
Uma revolução silenciosa está ocorrendo em terras paulistas. Dezenas de projetos de vinícolas bacanas estão surgindo nas mais diversas regiões, algumas inclusive bem próximas da capital. Esse movimento tem derrubando alguns mitos que se tinha sobre os vinhos produzidos por aqui.
Com uma nova tecnologia, foi aplicada uma técnica denominada “dupla poda”, que originou o “vinho de inverno”. Desta forma, a colheita passou a coincidir com os meses frios, secos e com grande variação térmica, típicos do nosso inverno, que são os fatores ideais para o desenvolvimento dos cachos de uva (e da qualidade do vinho).
Essa nova geração de vinícolas se juntou e criou um novo circuito de enoturismo, a Wines of São Paulo. Elas têm investido em arquitetura caprichada, visitas aos seus vinhedos e experiências que contemplam degustação e almoços harmonizados. Algumas dispõe de hospedagem, como a Davo. Outras, como a Guaspari, fomentam naturalmente o surgimento de pousadas de charme ao seu redor
A Refúgio apresenta experiências que incluem visitas à adega e sala de barricas. Já na Biagi é possível conhecer as variedades de uvas italianas, degustar os vinhos com os doze diferentes tipos de queijos premiados com medalhas no Mundial do Queijo, e almoçar em sua Osteria.
Vários novos projetos estão em fase de implantação e abertura ao público. Vale ficar de olho na Maria Herminda e na Casa Tes.
Com um novo olhar contemporâneo sobre o campo e prêmios inimagináveis há um tempo, o vinho de São Paulo está conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros exigentes.
1. Refúgio @vinicolarefugio Bofete – 170km – 2h
2. Guaspari @vinicolaguaspari Espírito Santo do Pinhal170km – 2h
3. Casa Verrone @casaverrone Itobi – 237km 2h25
4. Villa Santa Maria @vinicolavillasantamaria São Bento do Sapucaí – 139km – 2h50
5. Biagi @vinicolabiagi Cravinhos – 272km – 2h50
6. Ferreira @vinicola.ferreira Serra da Mantiqueira – 196km – 3h
7. Terras Altas @vinicolaterrasaltas Ribeirão Preto – 292km 3h15
8. Davo @hotelevinicoladavo Ribeirão Branco – 290km – 3h30
9. Marchese di Ivrea @vinicolamarchesediivrea Ituverava – 334km – 4h
10. Arcano @arcanovinicola Franca – 400km – 4h

Visitei o lendário hotel San Domenico Palace, um convento do século 14, em Taormina, na Sicília, durante uma viagem que fiz com meus avós na minha infância, e já era um ícone na costa italiana.

Italiana naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi foi uma das mais importantes arquitetas da nossa história. Famosa pelos projetos do Masp e do Sesc Pompeia, Lina fez muito mais, como revela nesta breve conversa .

A loja Printemps Haussmann é uma vitrine do savoir-faire francês
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.