
O que é morar em Santos, onde muitos passam férias?
Muita gente vem se perguntando se vale a pena morar em Santos. Ainda mais agora, que a pandemia nos fez mudar vários hábitos e encarar a vida de outra maneira.
Localizada no bairro da Lapa, a Casa Ipó materializa o desejo dos moradores – os empresários Bruna e Pedro, junto com o filho – por espaços fluidos, integrados e em sintonia com seu entorno, aproveitando ao máximo a natureza ao redor.
A fachada é um dos grandes destaques do projeto do Estúdio BRA, dos arquitetos Rodrigo Maçonilio e André di Gregorio. Além da funcionalidade, os brises de madeira adicionam personalidade e leveza, abrindo um diálogo constante com a estrutura de concreto aparente.
O pavimento térreo foi projetado ao longo de uma elegante barra de madeira que acompanha os ambientes – cozinha, sala de TV e áreas de serviço – e oferece a possibilidade de fechá-los, além de proporcionar a sensação de amplitude do espaço.
O jardim, repleto de plantas brasileiras, como pitangueiras e costelas-de-adão, abraça a piscina e as áreas externas, criando um ambiente que conecta a natureza com os cômodos.
Como elemento escultórico, a escada metálica proporciona uma transição harmoniosa entre os pavimentos e leva ao piso superior, onde se encontram as quatro suítes.
Ao fundo do terreno, conectada ao coração da casa por um deck de madeira, a edícula de concreto armado abriga um depósito, a casa de máquinas, um banheiro e a área da academia.

Muita gente vem se perguntando se vale a pena morar em Santos. Ainda mais agora, que a pandemia nos fez mudar vários hábitos e encarar a vida de outra maneira.

Enquanto rasgava o papel de seda amarelado e seco que envolvia cuidadosamente seu livro Sertões, luz e trevas, na edição alemã, que recebi, pensava nas marcas

A modernização dos corredores e a possível construção de um prédio na Rua Estados Unidos geraram polêmica. Mas é preciso fazer uma análise profunda na região para
avaliar os melhores caminhos.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.