PUBLICIDADE

O DOM DE COZINHAR

Italiana de Messina, Maria Montanarini chegou ao Brasil em 1951, fundou o Il Garòfano Rosso, popularizou a alcachofra e se tornou referência da gastronomia siciliana.

Italiana de Messina, na Sicília, Maria Amato Montanarini chegou ao Brasil pelo porto de Santos, em 1951. Com 21 anos e formada em Letras, começou uma carreira de decoradora que duraria dez anos, até migrar para a cozinha ao lado das irmãs. No início dos anos 1980, criou o restaurante de comida siciliana Il Garòfano Rosso, onde apresentou a alcachofra à nossa culinária. Mais que isso, ensinou o jeito certo de comer a hortaliça e as várias formas de prepará-la. Sua história com o ingrediente é tão forte que teve uma receita premiada na Dinamarca e acabou ganhando o título de Rainha da Alcachofra.

Em 1985, quando o Il Garòfano Rosso fechou, Maria foi passar uma temporada na Sicília. “Sempre que viajava, fazia um curso”, lembra. No final dos anos 1980, aceitou o convite de amigos da filha, donos do Supremo, e abriu a Casa Europa. Fez história ali por cerca de 20 anos, instituiu um festival de alcachofras e se tornou referência. Tanto que é autora de três livros publicados pela Editora Senac: Os sabores da Sicília, Alcachofra: a f lor e seus segredos e Soja: nutrição e gastronomia. Apesar disso, a atual Casa Europa usa apenas o nome.

Aos 95 anos, Maria adora comida japonesa e ainda é fonte de receitas para os amigos. A receita ao lado, tirada do livro Os sabores da Sícilia, é o nome de um preparado típico siciliano e, ao que dizem, refere-se à ópera Norma, composta por Vincenzo Bellini (1801-1835), nascido na cidade de Catânia, na Sicília, e grande admirador desse prato.

Pasta alla Norma (2 porções)

Ingredientes

  • 200 g de macarrão tipo espaguete
  • 1 berinjela grande
  • óleo para fritar
  • 1 ramo de manjericão
  • 2 xícaras de molho de tomate
  • 4 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de preparo

  • Descasque a berinjela e corte-a em fatias grossas e depois em quadradinhos. Deixe de molho em água e sal por aproximadamente 2 horas, para retirar seu amargor.
  • Escorra e esprema com as palmas das mãos. Frite em frigideira com óleo abundante até ficarem douradinhas (também podem ser assadas no forno).
  • Escorra em papel-toalha e reserve.
  • Aqueça o molho de tomate, juntando algumas folhas de manjericão.
  • Cozinhe o macarrão em água e sal até que esteja al dente. Escorra, misture o molho de tomate e junte as berinjelas.
  • Sirva empratado e, por cima, polvilhe queijo ralado e decore com folhas de manjericão.

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Pelos corredores do Copan - Jorna aQuadra

Pelos corredores do Copan

Com mais de 5 mil moradores, o ícone de Oscar Niemeyer vai muito além da arquitetura, abrigando de bares premiados e livraria cult a padaria italiana e chapelaria de luxo. Conheça a cidade que habita esse edifício.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.