PUBLICIDADE

Boulevard São Luís: oásis criativo no coração do Centro

Boulevard São Luís no Centro de São Paulo reúne cultura, design, livrarias e arquitetura em um polo criativo e histórico.

Por Ju Amora | Foto: Daniel Frias

Boulevard São Luís - Jornal aQuadra

Com pouco mais de 500 metros de extensão, a Avenida São Luís começa na Avenida Ipiranga e termina na Rua da Consolação, formando um verdadeiro corredor de história e arquitetura. Suas fachadas revelam projetos assinados por nomes como Franz Heep, Artacho Jurado, Gregori Warchavchik, Júlio Neves, Bratke, Salvador Cândia e Gasperin – um passeio a céu aberto pela evolução da cidade.

As largas calçadas e a sombra dos frondosos jacarandás do canteiro central convidam a um ritmo mais lento: é o lugar perfeito para uma pausa e para redescobrir o Centro de São Paulo.

Hoje, a São Luís é um ponto de encontro da economia criativa. Seus edifícios icônicos – como o Copan, Itália, Louvre, Ambassador, São Tomaz, a Galeria Metrópole e a Biblioteca Mário de Andrade – abrigam livrarias, galerias, cafés, restaurantes e novos negócios que reforçam sua vocação cultural.

Quem se deixa levar pelo passeio encontra muitos lugares incríveis para desbravar. É só escolher por onde começar.

Biblioteca Mário de Andrade
Segunda maior biblioteca do país, a Mário de Andrade celebra 100 anos em 2025. Seu acervo soma mais de 3,3 milhões de exemplares – entre livros, mapas, gravuras e obras raras – e sua programação cultural é ativa, com teatro e salas de exposições.

Além dos livros, o espaço guarda surpresas para os olhares atentos: espalhado pelos salões, há um acervo de mobiliário moderno e contemporâneo, com peças de importantes nomes do design nacional. No jardim, que se funde com a Praça Dom José Gaspar, esculturas homenageiam grandes nomes da literatura. Outro destaque é a instalação de Alex Flemming, composta de 16 retratos de frequentadores da biblioteca impressos em chapas de vidro.
Rua da Consolação, 94 – @bibliotecamariodeandrade

Galeria Zarvos
Logo na entrada da galeria, o visitante é recebido pela Casa Paulo Alves – loja do designer de mobiliário que foi um dos pioneiros na ocupação do design no Centro. O espaço também abriga a marca Fala, que celebra a diversidade de corpos com roupas que vão do PP ao G6, e a loja de Carlos Penna, com acessórios de moda autoral cheios de personalidade.
Av. São Luís, 258 – @pauloalvesdesign | @marcafala | @carlospenna.design

Espaço República
O Espaço República ocupa cinco andares do Edifício Comandante Linneu Gomes, projeto modernista de Oswaldo Arthur Bratke. Ali funcionam ateliês coletivos e privativos com acesso 24 horas, além de salas dedicadas a cursos, encontros e exposições. O espaço soma-se à efervescência cultural da avenida e convida o público a viver de perto a cena criativa do Centro.
Av. São Luís, 86 – espacorepublica.com

Galeria Metrópole
Inaugurada nos anos 1960, a Galeria Metrópole foi planejada como um espaço moderno, com átrio central que garante iluminação natural e boa circulação de ar para suas cerca de 180 lojas distribuídas em cinco andares. Originalmente equipada com 14 escadas rolantes, a galeria hoje se destaca por abrigar negócios voltados à economia criativa, como livrarias, lojas de design, ateliês, moda autoral, arquitetura e gastronomia.

Destaques da Galeria Metrópole:

Subsolo:
– Risotropical (impressão em risografia)
– Jardim da Mi (flores e plantas)
– C.U.B.A. (coletivo de brechós)

Térreo:
– Collectivinyl (três lojas dedicadas a vinil)

1º andar:
– Ju Amora (banquetas e objetos pintados à mão)
– Studio Cris Azevedo (porcelana, vidro e opalina)
– Marilia Botelho Joyeria
– Descabeça Livros e Lovely House
– Editora sobinfluencia
– Casa Jardim Secreto
– Galeria Retina
– Loja de arte popular Paiol

2º andar:
– Estúdios de design de mobiliário: Studio Volanti, Edel-Stein, Estúdio Niz
– S3TSTORE (filmes analógicos)
– Climaxx (sextoys)
– Multimarca L27, criada por Alexandre Herchcovitch
– Floresta no Centro (produtos do Instituto Socioambiental)

3º andar:
– Estúdios De La Cruz e Pedro Luna
– The Curator (estilistas independentes)
– Toolstoy (camisas masculinas)

Av. São Luís, 187 – @galeriametropole.sp

Edifício Louvre
Considerado um dos mais charmosos da avenida, o Edifício Louvre reserva boas surpresas. No térreo, o Studio Latitude apresenta seus ladrilhos hidráulicos artesanais. No primeiro andar, a Galeria Verve abre as portas para exposições que se renovam frequentemente e oferece, de sua varanda, uma das vistas mais bonitas da Avenida São Luís e da Praça Dom José Gaspar.
Av. São Luís, 192 – @studio.latitude.ladrilho | @vervegaleria

Edifício Itália
Ícone da paisagem paulistana, o Edifício Itália é conhecido por seu rooftop com vista panorâmica da cidade. Também abriga o Circolo Italiano, que mantém um restaurante e uma programação cultural com palestras e eventos voltados à cultura italiana. No subsolo, o Teatro Itália oferece espetáculos de teatro, música e dança.
Av. Ipiranga, 344 – @circoloitalianosp | @teatroitalia_oficial

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Paulistano em harmonia

Batemos um papo com o jovem arquiteto Felipe Hess, cujo trabalho, caracterizado por projetos limpos com influência dos anos 1950, tem chamado a atenção de publicações nacionais e internacionais.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.