PUBLICIDADE

Cultura Artística – Novo em folha

Restaurado, o Cultura Artística alia sustentabilidade, acústica impecável e diversidade cultural

Em agosto, o Cultura Artística, um dos espaços mais queridos da cidade, celebrou seu primeiro aniversário desde a reabertura. A preocupação com a qualidade é percebida em cada detalhe, tanto da programação quanto do prédio em si, que alia o cuidadoso restauro do projeto de original de 1950 com o que há de mais moderno em conforto, tecnologia e sustentabilidade (o prédio recebeu certificação verde). Do projeto original, permanecem o enorme painel Alegoria das artes, de Di Cavalcanti, feito com mais de 1 milhão de pastilhas de vidrotil, e os foyers, que mantiveram os parquets, as cores e o mesmo mobiliário de autoria de Rino Levi e do Estúdio de Arte Palma, todos restaurados. Já nas novas áreas, os destaques ficam por conta da acústica primorosa das duas salas de espetáculo e das instalações da artista visual Sandra Cinto. São duas tapeçarias com mais de 8 metros de altura cada uma e um grande relevo acústico, que recobre praticamente toda a imensa sala de espetáculos.

O prédio, que tem contribuído para que o Centro fique cada vez mais vivo, também recebe uma programação variada, que inclui grandes nomes da música clássica, do jazz e da música brasileira, além de cursos, palestras e peças de teatro. Essa diversidade atrai um público bastante variado, conforme explica Frederico Lohmann, diretor executivo da instituição: “Temos nossos assinantes, que nos acompanham de maneira muito fiel e interessada. Alguns vêm todos os meses de outros estados, especialmente para os concertos. Temos os estudantes de música, que muitas vezes se aglomeram na saída para ver seus ídolos da música de concerto, com o mesmo entusiasmo que vemos na música pop. Temos também, cada vez mais, um público jovem e culturalmente bastante engajado, que, em parte, mora no entorno do teatro e muitas vezes se beneficia dos ingressos de última hora a preços promocionais”.

Quando perguntado sobre o futuro da instituição, o diretor se mostra otimista: “Desde a reabertura, estamos muito felizes com os elogios do público, dos artistas, dos estudantes e dos frequentadores do entorno. As pessoas vêm ao Cultura Artística e querem voltar. Elas me encontram no café e agradecem. Isso é fruto do trabalho árduo de muita gente, que acredita na importância desse legado de mais de cem anos”.

Em outubro, a instituição anuncia sua Temporada 2026 e, em novembro, começa a vender assinaturas, que garantem o mesmo assento em uma série de concertos. São poucos lugares para fazer parte desse público cativo, e as informações para isso podem ser vistas no site culturaartistica.org. Para quem quer conhecer o prédio ainda neste ano, grandes nomes da música internacional devem passar por lá. Os ingressos estão à venda no mesmo site ou pelo telefone (11) 3256-0223. 

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.