
Paulistano em harmonia
Batemos um papo com o jovem arquiteto Felipe Hess, cujo trabalho, caracterizado por projetos limpos com influência dos anos 1950, tem chamado a atenção de publicações nacionais e internacionais.
Talvez por eu ser intensa e gostar de tudo muito, eu tenha me encontrado na Patagônia. Lá, é tudo muito. As lagoas são muito azuis, as montanhas são muito dramáticas, as florestas são muito verdes, as geleiras são muito magníficas e a estepe patagônica é muito estonteante. Os animais locais, como o guanaco, o condor, o puma, os pinguins e o nandu, são muito abundantes. As caminhadas mais bonitas são muito longas e têm muitas subidas.
O vento é muito forte, o sol é muito quente e o frio é muito gelado. E a recompensa para tudo isso é muito boa: as melhores truchas e empanadas, os vinhos mais deliciosos e as pessoas mais queridas. Acho que pelas condições serem tão extremas, as pessoas desenvolvem uma leveza e capacidade de rir para a vida que é só delas.
A Patagônia é um prato cheio para os que gostam de viver intensamente, sempre em busca de novos desafios e adrenalina; mas arrisco dizer que é um destino para todos. Hoje, do alto da minha intensidade, digo que a Patagônia é o lugar mais mágico que já conheci.
Santiago
É bem provável que a sua viagem para a Patagônia comece ou termine em Santiago ou Buenos Aires. Se for o caso de você passar pela capital chilena, minhas recomendações gastronômicas:
Restaurante Miraolas: marisqueira tradicional, é ótima oportunidade para provar diversas iguarias da costa chilena, como as Ostras de Chiloé, os “Locos” (abalone) e as “Pinzas de jaíba” (patas de caranguejo). miraolas.cl
Boragó: imperam a criatividade e ingredientes inusitados, resultado de pesquisas que percorrem o Chile do norte ao sul. O menu degustação do restaurante mais premiado do Chile é composto por 15 pratos substanciosos que podem ser acompanhados por diferentes vinhos chilenos.
Factoria Franklin: Franklin é um bairro afastado do Centro, que nos últimos anos entrou na rota dos descolados. A Factoria Franklin leva esse nome pois onde hoje funcionam estandes de vermute, café, chocolate, diversos produtos chilenos e uma fermentaria, funcionava antigamente um laboratório. @factoria_franklin
Passeios
Torres del Paine: foi, junto com El Chaltén, a minha parte favorita da viagem. Primeiro, porque a beleza do Parque Nacional Torres del Paine, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco em 1978, é algo que jamais vi.
Segundo, porque o hotel onde ficamos é provavelmente o mais incrível em que já me hospedei. Cada pessoa tem a sua definição de “luxo” e, para mim, o Tierra Patagonia é a definição perfeita do termo. É sustentável, local e amigável, sem ser pretensioso. É o ápice da atenção ao detalhe e do cuidado, que vem em forma de lanches inesperados na trilha e guias sensíveis e atenciosos, que se desdobram para acomodar a todos. https://tierrahotels.com/patagonia/pt/
Trilhas: as minhas favoritas foram a Base Torres e o Mirador Francês. Ambas têm no total 21km e bastante subida. Fiz também a trilha até o Mirador Condor, que é curta, fácil e oferece lindas vistas.
El Calafate: achei a cidade de El Calafate um pouco turística demais, mas vale passar por ela para conhecer o Perito Moreno, a terceira maior geleira do mundo. Você pode visitá-la de barco, caiaque ou trekking. Eu fiz um passeio chamado Big Ice, no qual você coloca grampos nos pés e passeia por mais de três horas em cima da geleira, depois de pegar um barco e fazer uma trilha dentro da floresta. Achei a experiência de caminhar sobre o gelo bem incrível.
Naza.global
@nazawithaz
Construído em um oásis no deserto de Atacama, no norte do Chile, o hotel Nayara Atacama está situado em um vale tranquilo ao lado de Pucarà de Quitor, a 3 km de San Pedro de Atacama, e é um refúgio exclusivo que combina o luxo e o ambiente natural do Atacama.
Sua construção abraça o habitat e mistura-se discretamente com a paisagem que o cerca. São 42 quartos confortáveis, todos com vista panorâmica do vale, que te convidam a esquecer o mundo e a contemplar a beleza desse lugar tão lindo.
Há mais de 40 passeios diferentes no meio do deserto, entre os principais: Astronômico, visita aos gêiseres e passeio de bicicleta na garganta do diabo. Imperdível.
@nayaraaltoatacama
Por Melissa Fernandes
Localizado nos arredores da cidade de Puerto Natales, no sul
do Chile, o THE SINGULAR PATAGONIA, hotel cinco estrelas
membro da The Leading Hotels of the World, ocupa a construção
do início do século 20 do antigo Frigorifico Bories, declarada
Monumento Nacional em 1996.
Os edifícios foram reaproveitados mantendo as estruturas
e incorporando um museu no lobby para exibir artefatos e equipamentos originais. Com vista para o fiorde Última Esperança e a Cordilheira dos Andes, os amplos quartos são perfeitos para relaxar depois de um dia de aventuras.
No restaurante, o premiado chef Laurent Pasqualetto valoriza os produtos cultivados localmente. Há uma lista de excursões guiadas que inclui o Parque Nacional Torres Del Paine e um spa com amplas janelas com vista para o fiorde, as montanhas cobertas de neve e a paisagem acidentada da Patagônia. Não tem como não relaxar!

Batemos um papo com o jovem arquiteto Felipe Hess, cujo trabalho, caracterizado por projetos limpos com influência dos anos 1950, tem chamado a atenção de publicações nacionais e internacionais.

O peso do papel na era digital” destaca a relevância da revista impressa e sua força como experiência humana, segundo reflexão de Nizan Guanaes

Bate-papo com o sociólogo Carlos Alberto Dória, um dos maiores especialistas em culinária brasileira.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.