
Na trilha dos bares
O que atrai num bar? A bebida, a música, a comida, o bartender?
Lugares em São Paulo que têm um pouco de tudo e de tudo um pouco: lá vou eu!
Projetada pela arquiteta e cenógrafa Renata Pati, a Casa Patieiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, se integra à natureza ao máximo.
O projeto se adapta ao relevo do terreno, cercado de verde e de frente para o Oceano Atlântico. “Integração da arquitetura ao meio é o mais importante para mim em qualquer projeto”, diz Renata, que cuidou de preservar toda a mata ao redor.
A poucos passos do mar, a piscina apresenta desenho sinuoso inspirado nas curvas cariocas, no Pão de Açúcar, e também para acomodar as árvores do terreno. As pastilhas têm a cor do mar, enquanto a borda em Fuget imita a areia da praia. Tudo ganha um charme extra com o deck, feito como uma palafita.
“Dei preferência aos materiais como madeira, piaçava e vidro, e revestimentos sempre os mais naturais possíveis, considerando o máximo de fornecedores locais, da marcenaria às esquadrias”, conta a arquiteta.

O que atrai num bar? A bebida, a música, a comida, o bartender?
Lugares em São Paulo que têm um pouco de tudo e de tudo um pouco: lá vou eu!


Quando decidi me tornar vegetariano, ouvi de várias pessoas que ficaria doente. Que um garoto de 15 anos precisava comer carne para formar músculos e ter força. Mesmo assim, continuei firme na minha decisão. Hoje, mais de 20 anos depois, sou um homem de 1,86 m e peso cerca de 90 kg, muito bem, obrigado.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.