
Colheita de figo
Na época da colheita, o figo ganha destaque na gastronomia paulistana, estrelando pratos e sobremesas de chefs e confeiteiros da cidade.
Sempre sonhei em dedicar uma edição inteira ao Centro de São Paulo – um território onde minha memória afetiva pulsa em cada esquina e que hoje floresce com uma energia renovada.
Desde menina, o Centro foi meu quintal de descobertas. Com minha avó materna, que morava no Largo do Arouche, íamos comprar flores e, depois, saborear doces na Dulca, confeitaria de uma italiana que também carregava a memória de sua terra. Brincávamos na Praça da República, entre patinhos, e, mais tarde, visitávamos a feira de pedras e artesanato brasileiro. Com minha outra avó, o ritual tinha outro sabor: tardes de chá elegante no salão do Mappin.
Na adolescência, vieram os estudos na Aliança Francesa da General Jardim, os jantares no La Casserole e no Le Soufflé, as sessões de cinema à tarde e, à noite, as discotecas mais animadas da cidade.
Esse encanto permanece vivo. Até hoje, reservo um dia da semana para explorar suas ruas – sempre há um novo restaurante, um café acolhedor, uma galeria vibrante ou uma livraria surpreendente a descobrir.
Atualmente, o Centro respira um movimento de renovação. O retrofit devolve vida a prédios icônicos, enquanto artistas, arquitetos, designers e tantos outros profissionais redescobrem sua potência. Cultura e gastronomia florescem lado a lado, em espaços generosos, históricos e, ao mesmo tempo, cheios de futuro.
Há um esforço coletivo em andamento para torná-lo cada vez mais seguro e acolhedor. E é nesse equilíbrio – entre tradição e reinvenção – que o Centro se reafirma como coração histórico e, ao mesmo tempo, polo cultural e criativo de São Paulo.
Esta edição é um convite: redescobrir o Centro, celebrar seus tesouros e sentir a energia diversa que vibra em suas ruas.
Helena Montanarini
Publisher
@hmontanarini
Heloisa Whately
Com alma curiosa e escuta atenta, é fascinada por ouvir e contar histórias – e tem uma queda especial por livros e impressos. Dedica-se a projetos de ghostwriting e comunicação estratégica. Assina vários textos desta edição.
@helo_whately
Miguel Garcia
Criador do São Paulo City – projeto com quase 1 milhão de seguidores em suas diversas redes sociais – e do portal spcity.com.br{:target=”_blank”}, que juntos celebram a capital paulista com histórias, curiosidades e descobertas urbanas.
@saopaulocity
Luciano Dalla Marta
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, especializou-se em design de produtos pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Assina projetos residenciais, comerciais, corporativos e de design de mobiliário. Fez o Q.
@luciano_dalla_marta
Ruy Cortez
Diretor teatral, vice-presidente da Associação Amigos do TBC e diretor artístico da Companhia da Memória, onde dirigiu diversas obras. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, foi vencedor dos prêmios Shell e APCA de melhor direção em 2022. É dele a coluna de destaques em Cultura.
@ruycortez
Ju Amora
Artista, começou a fazer banquetas pintadas à mão, inspirada pela memória afetiva da avó. Hoje, tem uma loja – a Ju Amora – na Galeria Metrópole, que ela conhece como ninguém. Assina a matéria Boulevard São Luís.
@ajuamora
Paula Calçade
Jornalista, graduada pela Faculdade Cásper Líbero, fez extensões nas áreas de escrita gastronômica e travel design. Cobre gastronomia, turismo e cultura. Assina a matéria sobre gastronomia no Centro.
@paulacalcade
Simone Koh
Paulistana, ex-publicitária e filha de imigrantes coreanos, hoje é criadora de conteúdo digital. Compartilha beleza, moda e o lifestyle coreano em São Paulo. Dá dicas dos melhores restaurantes coreanos.
@simonekoh_
Gustavo Augustin
Fotógrafo especializado em paisagens, natureza, arquitetura urbana e imagens aéreas, explora novas perspectivas. São dele as fotos da capa e da seção Vida de Bairro Ontem e Hoje.
@gustavoaugustin_

Na época da colheita, o figo ganha destaque na gastronomia paulistana, estrelando pratos e sobremesas de chefs e confeiteiros da cidade.

Mais árido deserto do mundo, o Atacama, no norte do Chile, tem cenários incríveis e pessoas especiais, que transformam a viagem em uma experiência singular

Trago para você a previsão do tempo: ele está passando! E o mais importante, como está sua relação com ele? Este final de ano é um ótimo momento para refletir.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.