
Nosso lugar de fazer morada (pandemia)
O mundo nunca prescindiu de comunicação; menos ainda de sociabilidade. Dos afetos, então, nem se fala. Mas, subitamente, nos vimos isolados. São Paulo ficou deserta
Estar aqui neste lugar é uma sensação tão esmagadora que é quase impossível descrevê-la; sobrevoar este planeta de horizontes infinitos, coberto das árvores mais maravilhosas do mundo, repleto de vida animal e vegetal.
Em vários momentos, voando sobre a Floresta Amazônica, acompanhado de minha esposa Lélia, vi lágrimas correndo de seu rosto, lágrimas de alegria e espanto, à vista desse imenso paraíso que se estendia ali, sob nossos pés. As árvores e as folhas com todos os tons de verde, cursos de água serpenteando como lagartas loucas, montanhas cobertas de misteriosas brumas, PARAÍS O NA TERRA Texto e fotos Sebastião Salgado E Material da exposição “Paraíso na Terra”, na Galeria Mario Cohen pequeninas nuvens matinais que se acumulam no decorrer do dia e se transformam em cúmulos-nimbos monstruosos que nos fazem minúsculos e que depois se transformam em chuvaradas torrenciais, assemelhando-se a explosões atômicas.
As sensações são quase indescritíveis. Para mim, esta é a última fronteira, um misterioso universo particular, onde a imensa força da natureza pode ser sentida como em lugar algum da Terra. Aqui está uma floresta estendendo-se ao infinito, que contém um décimo de todas as espécies vivas de plantas e animais, o maior laboratório natural do mundo. Tenho a esperança que minhas imagens saberão transmitir um pouco dessa imensa generosidade da Natureza.
Ao longo das últimas três décadas tive o privilégio, por longos períodos, de estar ao lado desses seres humanos que habitam essa floresta e essas montanhas, há milhares de anos. Tive a felicidade de me relacionar com seu universo; esse éden que eles nunca tiveram necessidade de desnutrir com o fim de produzir e reproduzir bens necessários à sua sobrevivência material. Esses seres humanos vivem em harmonia com o ambiente, aproveitando com sabedoria e respeito o que é oferecido a eles. Sua espantosa riqueza cultural é o resultado de todas essas vidas existindo no coração de uma natureza excepciona.
Material da exposição “Paraíso na Terra”, na Galeria Mario Cohen

O mundo nunca prescindiu de comunicação; menos ainda de sociabilidade. Dos afetos, então, nem se fala. Mas, subitamente, nos vimos isolados. São Paulo ficou deserta

Segundo Monica Schoenacker, mais conhecida como Monique, seu estúdio “é a menor gráfica do mundo, mas com ótima estrutura para o meu trabalho!”

Descubra as histórias, reflexões e paixões do Chef Emmanuel Bassoleil, do Hotel Unique. Da Borgonha ao Brasil, ele compartilha memórias, dicas gastronômicas e sua conexão com dois mundos.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.