
Editorial Jornal aQuadra #40
Celebramos 7 anos de jornalismo comunitário! Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada e convidamos você a conferir nossa 40ª edição especial para o Dia dos Pais.
A jornalista e consultora de estilo Gloria Kalil sempre gostou de ter casa fora de São Paulo, principalmente na praia. Depois de vender seu apartamento no Rio, o desejo de possuir um refúgio à beira-mar bateu forte. No entanto, seu marido, o filósofo Sérgio Cardoso, não gosta de dirigir e muito menos de enfrentar horas de congestionamento na estrada. Além disso, adora aproveitar os fins de semana para programas culturais na cidade.
Para Gloria, que mora em apartamento, mudar de ares era essencial. “Queria ter um jardim, uma piscina. Já que não tinha mar, pelo menos uma piscina!”, brinca. Descobriu um pequeno lote com uma casa em ruínas, perto de seu escritório. “Foi a maneira que encontrei de resolver o meu problema de querer sair e o dele, de querer ficar.”
Muito verde entre os volumes de concreto suspensos, que abrigam o solário e a piscina, situados a seis metros de altura para fugir do sombreamento das construções vizinhas e aproveitar o sol ao máximo
Deu tão certo que virou rotina. Há 14 anos, o casal passa quase todos os fins de semana ali. “É como ter casa na praia: às sextas-feiras, faço a malinha, trago as refeições prontas, tomo sol, contemplo as plantas. É uma delícia”, diz Gloria. “E o melhor: sem pegar estrada.”
O terreno, pequeno e bem localizado, deu origem a um projeto surpreendente, assinado pelo arquiteto Angelo Bucci. A construção de 183 m² é dividida em três níveis. O exuberante jardim, assinado pelo paisagista Raul Pereira, se espalha pelo térreo, em meio a espelhos d’água, onde ficam também o living e a cozinha — abertos para o verde.
No primeiro andar, mais um terraço com espelho d’água, a sala de estar e a suíte do casal. Na cobertura, o solário e a piscina com 17 metros de raia — com trocador de calor que permite o uso durante o ano inteiro — e uma vista privilegiada.
Além de tudo isso, a casa conta com o bônus de estar cercada por opções culturais. “Estou entre dois shoppings, perto de tudo, e ainda assim me sinto fora da cidade. É maravilhoso.

Celebramos 7 anos de jornalismo comunitário! Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada e convidamos você a conferir nossa 40ª edição especial para o Dia dos Pais.

O início do processo de tombamento preliminar de alguns locais do bairro pelo Conpresp deu uma trégua aos moradores, já que a Prefeitura suspendeu todos os processos de aprovação de construção e reformas na região

Chaufa é uma espécie de arroz frito que foi criado pelos imigrantes que formaram, no Peru, a maior colônia chinesa da América Latina.
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.