
Rafael Birmann, por uma cidade mais humanizada
Presidente da Birmann S.A, Rafael Birmann tornou-se referência com mais de 20 empreendimentos corporativos que impactaram a cidade.
Com suor e amor, os imigrantes italianos plantaram suas raízes por aqui. Eles se concentraram especialmente nos bairros do Bixiga, da Mooca e do Brás, que mantêm traços dessa cultura, os quais podem ser notados nos costumes, na arquitetura e até no jeito de falar.
Consolidou-se como bairro durante o final do século XIX, quando imigrantes italianos se estabeleceram na região. As vilas operárias e as cantinas contam histórias, enquanto festas como a de San Gennaro mantêm viva a tradição.
Museu da Imigração
Inaugurado na década de 1990 e reaberto em 2014, ocupa o prédio onde funcionou a Hospedaria dos Imigrantes, fundada em 1887, para receber os imigrantes em São Paulo e direcioná-los para as lavouras.
@museudaimigracao
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316
Clube Atlético Juventus
Fundado por operários em 1924 como Cotonifício Rodolfo Crespi Futebol Clube, adotou o nome atual em 1930, em homenagem ao time de Turim.
@oficialjuventus
Rua Javari, 117
Festa de San Gennaro
Realizada em setembro desde 1973, faz os visitantes se sentirem em um pedacinho da Itália.
@festasangennaro
Rua San Gennaro, 68
Fundado no século XIX, fruto da urbanização e da chegada dos imigrantes italianos, o bairro guarda memórias nos sobrados antigos. Concentra cantinas e bares com inegável toque típico, e sedia anualmente a famosa Festa de Nossa Senhora Achiropita.
Feira de Antiguidades do Bixiga
Realizada aos domingos, é um ótimo lugar para encontrar móveis vintage, artigos de prata e itens colecionáveis.
@feiradobixiga
Praça Dom Orione
Paróquia Nossa Senhora Achiropita
Fundada por imigrantes em 1926, apresenta características arquitetônicas típicas da Itália. A festa anual dedicada à santa, em agosto, atrai milhares de visitantes.
@achiropitaoficial
Rua Treze de Maio, 478
Com a imigração italiana, o Brás evoluiu de uma área residencial para um dinâmico centro de comércio. A gastronomia se destaca com restaurantes, cantinas e cafés que servem receitas autênticas, perpetuando a tradição.
Herança cultural
O bairro mantém aspectos do legado italiano nas fachadas de prédios antigos, nas feiras e festas de rua.
Festa de São Vito
Teve sua primeira edição em 1918. Acontece nos fins de semana de junho e julho com boa comida, vinho e música italiana.
@festadesaovito
Ruas Fernandes Silva, 96 e Polignano a Mare, 255

Presidente da Birmann S.A, Rafael Birmann tornou-se referência com mais de 20 empreendimentos corporativos que impactaram a cidade.

Conhecido por seus décors exuberantes, cheios de cores, texturas, estampas e objetos, Sig Bergamin conta como sua casa foi mudando de acordo com as fases de sua vida.

Poucas coisas são tão “a cara de São Paulo” do que uma agenda cultural movimentada! Cultura, exposições, shows, cinema… todos os dias, para todos os gostos, todos os bolsos e todas as idades! Então que tal iniciar fevereiro sabendo um pouquinho do que vai rolar na cidade?
Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.