PUBLICIDADE

Torta de maçã – por Ráscal

Quer aprender a fazer a deliciosa torta de maçã do Rascal? Nossa receita especial te leva direto para a cozinha do restaurante mais querido da cidade. Uma explosão de sabor em cada mordida!

por Ráscal

Torta de maçã por Rascal - Gastronomia - Jornal aQuadra

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo gelada + ¼ de xícara (chá) para polvilhar
  • ½ colher (chá) de sal
  • 4 ½ xícaras de manteiga sem sal gelada, cortada em retângulos
  • 1 xícara não muito cheia de água gelada
  • ½ xícara de vinagre de maçã gelado

 

Ingredientes do recheio

  • 1,5 kg de maçã gala
  • 1 ¾ xícara de água
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • ¾ de xícara de açúcar
  • 4 colheres (chá) de tapioca granulada, seca
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  •  1/8 de colher (chá) de noz-moscada, de preferência ralada na hora
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em cubos
  • 1 ovo Açúcar refinado para polvilha

Massa

Misture a farinha e o sal e reserve. Misture a água e o vinagre e reserve. Coloque os retângulos de manteiga sobre uma superfície em que possa trabalhá-los. Com uma faca, vá cortando-os em pedaços, enquanto adiciona a água com vinagre, alternando com a farinha. Observação: se o dia estiver quente ou a manteiga começar a ficar muito mole, coloque-a em um saco plástico e leve à geladeira por uns 50 minutos.

Com a ajuda de um rolo, bata a massa até formar blocos grandes. Atenção para não rolar a massa. Polvilhe a massa com um pouco de farinha. Vá batendo com o rolo até abri-la no formato de um retângulo. E, com a ajuda da faca, dobre a massa sobre ela mesma. Repita esse processo até obter uma massa unida – e não se preocupe, pois ela não ficará lisa e uniforme. Coloque-a em um saco plástico apropriado e leve à geladeira por 60 minutos. Retire apenas na hora de montar a torta.

 

Recheio e montagem

Misture a água e o suco de limão em uma tigela e reserve. Descasque as maçãs. Corte-as em quatro e retire as sementes. Corte cada quarto em três pedaços e cada pedaço em três cubos – cada maçã deve render em torno de 36 cubinhos. Vá colocando na água com limão conforme for cortando, para que não escureçam. Reserve. Em uma tigela grande, misture o açúcar, a tapioca, a canela e a noz-moscada. Escorra bem as maçãs, misture-as ao açúcar temperado e reserve.

Forre uma forma para torta (sem fundo removível) com papel alumínio e unte com manteiga. Divida a massa em dois pedaços. A porção que for usada para a base deve ser ligeiramente menor que a metade que irá cobrir a torta. Abra ambos em uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo, deixando uma espessura de 5 milímetros. Cubra a forma com a massa, ajuda de um rolo, deixando uma espessura de 5 milímetros. Cubra a forma com a massa, deixando sobrar um pouco nas laterais.

Coloque o recheio e, por cima, os cubos de manteiga. Ela ficará bem alta mesmo. Pincele as bordas com o ovo batido e cubra com a outra metade da massa. Aperte-as contra o recheio, com delicadeza, para tirar o ar. Corte os excessos de massa das laterais e, com os dedos, feche a torta, fazendo um babado. Pincele a torta com o restante do ovo e polvilhe com o açúcar. Com uma faca afiada, faça oito cortes simétricos no topo para permitir que o ar saia durante o cozimento. Cubra a torta com um plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Retire a torta da geladeira, pré-aqueça o forno a 140ºC e asse por aproximadamente duas horas ou até que esteja dourada e crocante.

 

Ráscal
Al. Santos, 2.152 (Conjunto Nacional)
e + nove endereços
@rascalrestaurante

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

São Paulo 2030

Tarde de terça-feira de carnaval. Estou sozinho aqui no Studio e começo a escrever este texto para o jornal aQuadra. Devo escrever algo sobre São Paulo em 2030.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.